Translate

terça-feira, 14 de junho de 2016

Violência, democracia e black blocs - As revoltas de junho no brasil e o anarquismo


"... o ganho econômico é irrelevante: será sempre preferível qualquer redução arrancada a força, mesmo de R$0,001 centavo, que a gratuidade da tarifa sob a forma de concessão governamental. Apenas uma redução forçada e imposta pela força, ou por meio dela, as autoridades é capaz de produzir uma transformação ético-política: liberdade e justiça se adquirem apenas lutando contra opressão e injustiça. Quem não paga o transporte por concessão governamental obedece uma ordem do governo; mas quem paga menos em virtude de uma redução arrancada do governo com o espírito de quem retoma do inimigo o terreno ocupado para proceder sempre mais adiante, está desfrutando de um direito conquistado. E em toda história politica de nossas sociedades a unica garantia contra a arbitrariedade governamental sempre foi a firme percepção dos governados quanto aos direitos conquistados."

"É o E$tado quem controla e produz o movimento, inspeciona as estradas e policia as ruas. Sua mobilidade é confinamento: define os trajetos, fixa os pontos a serem percorridos, limita a velocidade, determina direções, distribui homens e coisas num espaço fechado e territorializado, sedentariza os indivíduos.
Por isso torna-se vital para o E$tado vencer o nomadismo. A pratica nômade quebra a mobilidade disciplinada produzindo uma dinâmica de ocupação do espaço exterior ao E$tado.
Ao liberar os espaços, o nomadismo torna-se um ato transgressor fundamental, uma maquina de guerra contra o aparelhos de E$stado."

* 32 paginas, tamanho A4, dois artigos de Nildo Avelino...

Download/descargar/baixar